sábado, 1 de fevereiro de 2014

Carta do Hashimoto (Hashimoto's Letter)



"Oi. Meu nome é Hashimoto. Eu sou uma doença autoimune invisível que ataca a glândula tireóide fazendo com que você se torne hipotireóidico. Agora estou grudado como velcro a você por [toda] a vida. Se você tem hipotireoidismo, você provavelmente tem de mim. Eu sou a causa número um disso nos EUA e em muitos outros lugares ao redor do mundo. Sou tão sorrateiro - Eu nem sempre apareço em seus exames de sangue. Outros ao redor de você não podem me ver ou me ouvir, mas seu corpo me sente. Posso atacá-lo em qualquer lugar e de qualquer maneira que eu quiser. Posso causar dor severa ou, se estiver de bom humor, posso apenas fazer com que você sinta dores por toda parte. 

Lembra quando você e a energia corriam juntos e se divertiram? Eu tirei a energia de você e te dei a exaustão. Tente se divertir agora. Eu posso tirar as noites bem dormidas de você e, no lugar, te dar confusão mental e falta de concentração. Posso fazer com que você queira dormir 24/7 [24h / 7 dias por semana], e também posso te causar insônia. Posso fazer você tremer internamente ou fazer você se sentir frio ou calor quando todas as outras pessoas se sentem normais. Eu também posso te dar as mãos e os pés inchados, rosto e pálpebras inchados, tudo inchado. Posso fazer você se sentir muito ansioso com ataques de pânico ou muito deprimido. Eu também posso causar outros problemas de saúde mental. Sabe aquelas oscilações de humor loucas? Sou eu. Choro sem motivo? Irritada sem motivo? Isso provavelmente sou eu também. Posso fazer seu cabelo cair, tornar-se seco e quebradiço, causar acne, causar pele seca, o céu é o limite comigo. Eu posso fazer você ganhar peso e, não importa o que você coma ou o quanto você se exercite, eu posso manter esse peso em você. Também posso fazer você perder peso. Eu não discrimino. Algumas outras doenças auto-imunes amigas minhas, muitas vezes se juntam a mim, dando-lhe ainda mais para lidar. Se você tem algo planejado ou está esperando entusiasmado por um grande dia, eu posso tirar isso de você. Você não pediu por mim. Eu escolhi você, por várias razões: aqueles vírus ou viroses que você teve dos quais nunca se recuperou realmente, ou aquele acidente de carro, ou talvez tenham sido os anos de abuso e trauma (eu prospero com stress). Você pode ter um histórico familiar de mim. Seja qual for a causa, eu estou aqui para ficar. Ouvi dizer que você vai ver um médico para tentar se livrar de mim. Isso me faz rir. Pois tente. Você terá que ir a muitos, muitos médicos até encontrar um que possa efetivamete ajudá-lo. Você será medicado com os remédios errados, analgésicos, pílulas para dormir, pílulas de energia, te dirão que você está sofrendo de ansiedade ou depressão, irão te dar pílulas anti-ansiedade e anti-depressivos. Existem tantas outras maneiras através das quais eu posso deixá-lo doente e infeliz, a lista é interminável - Esse colesterol elevado, os problemas de vesícula biliar, de pressão arterial, de açúcar no sangue, problemas cardíacos, entre outros? Isso provavelmente sou eu. Não consegue engravidar ou já sofreu um aborto? Provavelmente sou eu também. Respiração curta ou "fome de ar”? Sim, provavelmente sou eu. Enzimas do fígado elevadas? É, provavelmente sou eu. Problemas dentários e de gengiva ? ATM? Urticárias? Sim, provavelmente eu. Eu disse que a lista era interminável. Você pode receber uma unidade de Tens, ser massageado, podem te dizer que se você simplesmente dormir e se exercitar corretamente, irei embora. 

Vão te dizer para pensar positivamente, você vai ser analisado, investigado e, ACIMA DE TUDO, não será levado a sério quando tentar explicar para o número infinito de médicos que você já viu o quão debilitante que eu sou e o quão doente e exausto você realmente se sente. Muito provavelmente você vai receber uma indicação destes médicos "compreensivos" (sem noção) para ver um psiquiatra. Sua família, amigos e colegas de trabalho vão todos ouvi-lo até que eles simplesmente irão se cansar de ouvir sobre como eu faço você se sentir e o quão debilitante posso ser. Alguns deles vão dizer coisas como: "Oh, você está apenas tendo um dia ruim" ou "Bem, lembre-se, você não pode fazer as coisas que costumava fazer 20 ANOS atrás", não tendo ouvido que você disse 20 DIAS atrás. Eles também vão dizer coisas como: "se você apenas se levantar e se mover, sair e fizer as coisas, você vai se sentir melhor". Eles não vão entender que eu tiro o "combustível" que alimenta o seu corpo e mente para que você possa fazer as coisas. Alguns vão começar a falar pelas suas costas, vão chamá-lo de hipocondríaco, enquanto você lentamente sente que está perdendo a sua dignidade tentando fazê-los compreender, especialmente se você estiver no meio de uma conversa com uma pessoa "normal" e não conseguir se lembrar o que você ia dizer em seguida. Vão te dizer coisas como: "Oh, minha avó tinha isso, e ela está bem com a medicação", quando você, desesperadamente, quer explicar que eu não me imponho a todos da mesma maneira e só porque a avó está ótima com a medicação que ela está tomando, não significa que essa mesma medicação irá funcionar para você. Eles não vão entender que ter esta doença afeta o seu corpo desde o topo de sua cabeça até a ponta dos seus dedos , e que cada célula e cada sistema e órgão do corpo requer a quantidade adequada e o tipo certo de medicamento de hormônio da tireóide para VOCÊ. Não o que funciona para outra pessoa. 

O único lugar em que você vai obter o tipo de apoio e compreensão para lidar comigo é com outras pessoas que me têm. Eles são realmente os únicos que podem verdadeiramente entender. Eu sou a doença de Hashimoto."

3 comentários:

  1. A princípio não gostei da carta mas com o final me deu mais forças para lutar contra a doença!
    Eu vou me recurar, ou melhorar e eu não ficarei à mercê dessa doença!
    Obrigada pelo blog!
    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiana, é verdade, a carta tem um clima meio lúgubre, e confesso que, à primeira vista, também não gostei nem um pouco dela... Até porque, eu também não gosto de encarar essa condição com um clima de sofredora (na minha concepção, isso só piora as coisas). Depois de um tempo convivendo com o Hashi, percebi que algumas coisas escritas aí são ber verdadeiras, mas apesar disso e da incompreensão de algumas pessoas (que realmente é comum), o importante é mesmo a gente manter o ânimo e seguir em frente sem "mimimi" ;) Você está certíssima: nada de deixar isso te abalar! Temos que cuidar da saúde, mas sem deixar isso dominar nossas vidas de uma maneira negativa. Obrigada pela visita, pelo comentário e parabéns pela sua postura positiva! :))

      Excluir
  2. Hoje sou diagnosticada com Hashimoto. Mas já passei por inúmeros psiquiatras e psicólogos. Sempre diziam que eu era depressiva, bipolar ou ainda preguiçosa. Esse desanimo é motivo de luta, todo dia ao levantar pela manhã. Obrigada pela carta, e por saber que não tem "frescura" alguma.

    ResponderExcluir