domingo, 2 de fevereiro de 2014

O que realmente está acontecendo na Tireoidite de Hashimoto?



"O QUE REALMENTE ESTÁ ACONTECENDO NA TIREOIDITE DE HASHIMOTO?


A tireoidite de Hashimoto é mais do que simplesmente hipotireoidismo. 

A maioria dos pacientes com Hashimoto irá apresentar refluxo ácido, deficiência de nutrientes, anemia, permeabilidade intestinal, sensibilidades a alimentos, desordens da gengiva e hipoglicemia, além dos sintomas do hipotireoidismo "típico", tais como ganho de peso, intolerância ao frio, queda de cabelo, cansaço e constipação. 

O corpo fica preso em um estado crônico de sobrecarga do sistema imunológico, insuficiência adrenal, disbiose intestinal, digestão debilitada, inflamação e anormalidades de liberação de hormônios tireoideanos. 

Este ciclo é interrelacionado e se auto-reforça através de um loop de feedback positivo, o que significa que o ciclo é auto-sustentável e irá continuar causando mais e mais sintomas até que um fator externo intervenha e quebre o ciclo. 

Infelizmente, simplesmente adicionar suplementos tireoideanos a essa mistura não irá resultar na recuperação total para a maioria dos pacientes. Ademais, medicar apenas a tireóide pode acordar as adrenais e o equilíbrio imunológico, o que irá, por sua vez, perpetuar o ciclo vicioso. 

As intervenções de estilo de vida que eu pesquisei e testei desmantelam o ciclo vicioso peça por peça. Nós começamos removendo gatilhos, e seguimos reparando os outros sistemas quebrados para restabelecer o equilíbrio, permitindo que o corpo se reconstrua. "


O que acontece na Tireoidite de Hashimoto


Para os interessados em uma visão mais completa, além dos posts no blog da autora do artigo, existe o livro escrito por ela ("Hashimoto's Thyroiditis: Lifestyle Interventions for Finding and Treating the Root Cause" - "Tireoidite de Hashimoto: intervenções no estilo de vida para encontrar e tratar a causa raiz") para ajudar as pessoas a reconstruir suas vidas. O livro pode ser adquirido no site  www.thyroidpharmacist.com/book 

6 comentários:

  1. Olá! Cheguei no seu blog agorinha. Fui diagnosticada com Doença de Hashimoto em nível estratosférico, quase inacreditável. O curioso é que ha anos eu tenho os sintomas, mas meus exames de t3 e t4 davam normal, então os médicos me enxotavam do consultório como se eu fosse louca. só fui descobrir agora fazendo tratamento para infertilidade. Bem, isso é passado até pq se fosse contar nem ia dar por ser uma história longa. Estou com um endócrino, mas não sinto firmeza nessa história de me dar só levotiroxina e "tchau, vai para casa", sem nenhuma prescrição como alimentação ou complementos. Então achei extremamente útil seu blog, M-U-I-T-O O-B-R-I-G-A-D-A. Mas eu queria achar um bom médico, vi que mora no RJ e eu tbm. Vc é medica? Se não for, pode me indicar um aqui no RJ? Fiquei feliz em te conhecer virtualmente. Grata por por tudo e parabéns pelo blog, foi uma bênção para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Poxa, fico muito feliz em saber que o blog te ajudou :)
      Não sou médica, não. Na verdade, tudo que posto aqui no blog são traduções de artigos em inglês a respeito do Hashimoto, porque, ao que parece, lá fora esse tema é muito mais discutido pelos médicos do que aqui (alguns dos artigos publicados no blog são escritos por profissionais da saúde, sim, mas eu mesma sou só a tradutora :) hehe). Não sei se você já conhece, mas temos um grupo no facebook chamado "Tireoidite de Hashimoto tem solução" (https://www.facebook.com/groups/557919660994221/). Lá você vai encontrar mais informações e talvez alguém que possa te indicar um bom médico. :)
      Beijos!

      Excluir
  2. Luciana Por que não respondeu os E-mails que enviei-te?

    ResponderExcluir
  3. Oi fui diagnosticada e gostaria de poder falar contigo sobre hashimoto. Pq o livro que vc indicou e em inglês e não conheço Ingles. Vc pode me ajudar? A médica falou em tirar a tireoide. Vc pode me ajudar??

    Meu e-mail é Karla.fabiolaveloso@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Luciana adorei os seus artigos !
    Tenho hipotiroidismo e me encontro meio perdida e me identifiquei mt com o que vc escreve .
    Meu médico diz que tenho que fazer a medicação e que está controlada mais eu acho que isso não é o suficiente , gostava mt de falar com vc .Obrigada
    Carlavieiradelima@gmail.com

    ResponderExcluir