terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Diário de Gratidão - Corpo são & Mente Sã

Oi gente, tudo bem? :)
Eu fiquei num dilema tentando decidir se fazia esse post ou não, porque o propósito básico do blog é o compartilhamento de traduções dos artigos médicos/científicos publicados em inglês sobre hashimoto, autoimunidade e etc. Mas no fim das contas achei que gerar um pouquinho de conteúdo próprio uma vez ou outra não faria mal, por isso decidi inaugurar essa coluna aqui no blog ("Corpo são, Mente sã"), pra compartilhar esse tipo de ideias com vocês. 

Eu não costumo fazer listinhas com "promessas" de ano novo. Poucas foram as vezes que me lembro de ter tido uma meta clara estabelecida pro ano seguinte. Na virada do ano anterior ao que eu faria vestibular, por exemplo, estabeleci como objetivo passar pra faculdade e curso que eu queria. Mas foi um caso excepcional, normalmente eu tendo a deixar o ano rolar e vendo o que ele me traz (aquariana aqui! o/ haha). Mas nessa virada de 2015 eu decidi me propor a cuidar mais da saúde - tanto física, quanto mental (porque, afinal de contas, uma inevitavelmente interfere na outra). E o "Diário de Gratidão" foi meu primeiro passo nesse sentido, algo que comecei desde o dia 1 de janeiro e pretendo manter ao longo do ano inteiro. O conceito é bem simples: 

Diariamente, anote em um caderninho as coisas boas que aconteceram no seu dia ou algo pelo qual você seja grata. Procure não repetir temas, mas anotar algo diferente sempre. E não deixe de escrever, mesmo naqueles dias péssimos, em que parece que tudo da errado, simplesmente encontre algo na sua vida pra agradecer, seja ter uma casa para se abrigar, o ar que você respira, enfim... E isso ajuda a ver que por mais difíceis que sejam alguns momentos que passamos, ainda temos muitos motivos para nos sentirmos felizes e gratos. Isso é algo que independe de religião. Não faz diferença se você está se sentindo grato a Deus, ao universo, aos anjos, espíritos de luz ou orixás, a a Shiva ou Zeus ou mesmo se você é ateu... Cada um no seu quadrado. O mais importante é o sentimento de gratidão em si e a consciência de que, apesar dos problemas, nossa vida é, sim, cheia de coisas boas que merecem ser notadas, reconhecidas e registradas. 
E ajuda bastante, quando estamos tendo aqueles dias especialmente pra baixo, reler tudo o que já escrevemos e perceber o tanto de coisas boas que nos acontecem, algumas tão pequenas que se não tivessemos anotado provavelmente nem lembraríamos mais, mas que na hora que aconteceram nos fizeram sorrir e ajudam a fazer a gente se sentir melhor ao recordar. Use canetinhas coloridas, faça pequenos desenhos, quanto mais "fofo" e alegre seu diário ficar, melhor!

Sei que já estamos no meio pro fim de janeiro, mas ainda dá tempo de começar. Dá até pra fazer anotações retroativas: já que estamos no dia 20 de janeiro, se proponha a fazer uma lista de 20 coisas boas que já te aconteceram esse ano ou 20 coisas na sua vida pelas quais você é grata. E a partir de amanhã, siga fazendo as anotações diárias. 

Como eu disse, é um gesto super simples, mas que ajuda bastante a melhorar nossa vibe de um modo geral. Fica a dica :) 

Beijos e feliz 2015!

PS: Já, já vou postando mais traduções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário