sábado, 3 de setembro de 2016

Células imunológicas e TSH


"Células imunológicas e TSH

Dicas de saúde relacionadas ao Hashimoto: células de imunidade e TSH

Olá pessoal! O post de hoje é sobre a interação entre o sistema imunológico e a tireoide.
Ao pesquisar o conteúdo dessa semana, me deparei com algo fascinante que simplesmente tenho que compartilhar com vocês.

Sabiam que o sistema imunológico modula ativamente os níveis de hormônios tireoideanos e TSH? E não indiretamente, mas diretamente.

Células imunológicas produzem TSH

Vejam só: o TSH não é produzido apenas na pituitária. Vinte anos atrás, pesquisadores descobriram que as células imunológicas, de fato, produzem TSH.
Alimente-se conscientemente. Cure seu intestino. Trate as infecções crônicas. Esse não é apenas um problema na tireoide.Onde? Na medula óssea, onde nascem as células imunes, pelas células brancas do sangue e também nos intestinos, quando exposto a vírus, ou quando exposto a toxinas bacteriais, como lipopolisacarídeos (LPS), que podem acabar na corrente sanguínea se você tiver um intestino permeável ou outros problemas de permeabilidade intestinal.

Bactérias aumentam a conversão de T4 em T3   A exposição aos LPS também aumenta a conversão de T4 em T3, acarretando em um aumento local de T3. Isso pode resultar em uma menor produção de hormônio tireoideano.Ademais, duas proteínas imunológicas, IL-18 e IL-12, que também foram apontadas como possíveis causadoras da piora de inflamações no caso do Hashimoto, também produzem TSH.  

O caso em questão 

 Eu estava trabalhando com uma pessoa outro dia que é um exemplo perfeito disso: Os exames laboratoriais dela diziam que seu TSH estava muito alto, e, ainda assim, ela estava tendo vários sintomas de hipertireoidismo (quando deveria estar com hipotireoidismo). Ansiedade, palpitações, variações de humor, ela estava ficando doida.  Uma possível explicação? O fato de ela não manter uma dieta livre de glúten e lactose. Ela consome alimentos que contém tais substâncias, isso causa uma resposta imunológica intensa em seus intestinos, talvez ela esteja exposta a vírus bovinos ou fragmentos virais, e essas células imunológicas produzem TSH. Ele parece alto por causa disso, mas ela está funcionalmente hipertireoideana porque o sistema imunológico "supercompensou". E isso funciona nos dois sentidos, um estado hipotireoidico causa um funcionamento imunológico prejudicado. Ainda há muito que não se sabe sobre isso, mas uma das teorias é de que as células imunológicas produzem uma onda local de T3 e isso causa um declínio sistêmico na produção de TRH e TSH.  Há uma teoria a esse respeito no sentido de que, em casos de infecções e inflamações induzidas pelo sistema imunológico (e doenças autoimunes consistem em um estado crônico de tais situações), o sistema imunológico "desliga" a função tireoideana e, em algum momento, "dá partida" de novo.

Comunicação fora de sintonia
 
Bem, no caso do Hashimoto, a comunicação entre o sistema endócrino e o sistema imunológico está fora de sintonia. O sistema imune pode não ser capaz de "dar partida" novamente. Ou pode não saber quando a "infecção" acabou, devido à inflamação crônica e aos ataques sofridos pelos tecidos. O antígeno é um tecido do corpo. A batalha nunca termina, entende?
Então, o sistema imunológico está constantemente fazendo com que os níveis de hormônios tireoideanos fiquem fora de sintonia como uma tentativa de manter o organismo em um estado metabólico baixo, de modo a ser capaz de se recuperar dessa infecção. Mas pode haver um estado crônico de infecção ou infecções crônicas em curso no corpo. 



"

Nenhum comentário:

Postar um comentário